Osteoaptia

É uma medicina natural, que tem como base a anatomia, fisiologia e a biomecânica do corpo humano, e tem como objetivo o alívio da dor e dar equilíbrio ao organismo, através de manipulações especificas.
A Osteopatia é dividida em 3 grandes ramos:
Osteopatia estrutural, visceral e sacro- craniana.

É a Osteopatia clássica, que tem por base a manipulação de estruturas músculoesqueléticas, com o objetivo de aliviar sintomas físicos e devolver a mobilidade articular. Principais indicações – Entorses, lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, pubalgias e tendinites.

É a Osteopatia que tem como objetivo melhorar a função dos órgãos, através de manipulações especificas. Indicações – Azia, refluxo, gastrite, colite, obstipação, diarreia, síndrome do colon irritável, fígado gordo, hiperplasia benigma da próstata, endometriose.

É a Osteopatia que tem como objetivo melhorar a função do sistema nervoso central, através da manipulação do crânio. Indicações – Dores de cabeça, enxaquecas, depressão, hiperatividade, sinusite, rinite, dores oculares, alterações ATM.

outras especialidades

É uma terapia que tem como objetivo equilibrar as principais funções do organismo através de uma análise profunda do corpo, que envolve o estilo de vida, a genética e o historial clínico. Atua no organismo através da administração de micronutrientes (vitaminas e minerais) e suplementação natural. Indicacoes – Doencas auto-imunes, degenerativas, cancro, intolerâncias alimentares, dor cronica, disbiose intestinal.

É um pilar fundamental na área da saúde. Uma atuação centrada numa medicina preventiva, que procura corrigir desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e podem provocar doenças crónicas.

Possui cinco princípios básicos:

  • individualidade bioquímica;
  • tratamento centrado no paciente;
  • equilíbrio nutricional;
  • biodisponibilidade de nutrientes;
  • saúde como vitalidade positiva.


A Nutrição Funcional rastreia todos os sintomas, sinais e características físicas, emocionais e mentais específicas de cada paciente, detetando desequilíbrios nutricionais, bioquímicos e hormonais. Prevê então uma prescrição de um tratamento preciso e individual de modulação  bioquímica, através de nutrientes e fitoquímicos específicos para cada caso.

Áreas de actuação:

  • Desintoxicação
  • Obesidade e diminuição peso
  • Doenças da Tiroide (nódulos, hipertiroidismo, hipotiroidismo, doença de Graves e tiroidite de Hashimoto)
  • Disfunções gastrointestinais (Doença de Chron, Colite, Síndrome do Intetsino Irritável, SIBO, SIFO, permeabilidade intestinal, disbiose intestinal)
  • Outras doenças autoimunes (Psoríase; Artrite Reumatoide; Lúpus, entre outras)
  • Doenças crónicas (Diabetes, Hipertensão,Hipercolesterolémia, Dislipidemia, Hiperuricemia, etc)
  • Deficiências nutricionais
  • Anemias
  • Doenças neurológicas e sono
  • Distúrbios de pele e cabelo
  • Hipnose

A Hipnose é um procedimento que induz um estado de relaxamento profundo, através da respiração e do relaxamento muscular progressivo, e que permite à pessoa aceder aos seus conteúdos internos (o seu subconsciênte), que em estado de vigília demoraria mais tempo a compreender, ampliando assim a consciência sobre si.

A Hipnoterapia valoriza a totalidade do ser humano, tendo em vista que, a essência de cada indivíduo é uma combinação dos aspetos fisiológicos, sociais, psicológicos e espirituais da experiência humana.

O hipnoterapeuta ajuda a reinterpretar e ressignificar memórias passadas de uma forma mais positiva. E desta forma, encontrar um modo de lidar com as emoções difíceis.

Esta terapêutica consegue uma grande taxa de sucesso nos tratamentos de estados emocionais, ocasionais ou crónicos, como medos, ansiedade, fobias, anorexia, bulimia, vícios e é também uma mais valia no processo de emagrecimento.

Reconhecida pela OMS como uma terapia de microssistema, pouco invasiva, que atua no âmbito físico, mental e emocional.

A Auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura caracterizada pela estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular (orelha) para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios.

Áreas actuação:

  • Dores crónicas e dores agudas, atuando como analgésico
  • Recuperação física e motora
  • Auxilia na ansiedade e depressão 
  • Distúrbios digestivos, como náuseas, vômitos, obstipação, azia, etc.
  • Vícios, como compulsão alimentar, alcoolismo e tabagismo, etc.
  • Alergias, como dermatite atópica, rinite alérgica, etc.
  • Patologias urogenitais, como incontinência urinária, impotência sexual, etc.

A auriculoterapia pode ser feita em qualquer pessoa,  incluindo crianças, grávidas e idosos, mediante alguns cuidados técnicos.

Caracteriza-se pela colocação de agulhas (tratamento intensivo) ou colocação de esferas metálicas em formato de adesivo, na orelha, para estimulação de pontos espefícios do corpo a tratar.

A Consulta de Naturopatia e Microscopia de Campo Escuro, aplica-se em qualquer fase da sua vida, desde o nascimento até à idade adulta e em qualquer condição de saúde (doenças autoimunes, cancro, doenças crónicas ou agudas). Atua na prevenção da doença e promoção da saúde física, mental e emocional.

Na 1ª consulta é realizada uma anamnese profunda sobre a sua linha da vida. A sua História de vida desde o nascimento até ao momento atual, todos os acontecimentos que ocorreram no seu corpo físico e emocional serão avaliadas e tem uma grande importância no diagnóstico. Utilizo, como complemento de diagnóstico, o Microscópio de Campo Escuro, que permite estudar o terreno biológico e estado de saúde no momento em tempo real e in vivo, com clareza, apenas é necessário uma única gota de sangue capilar. Este processo é indolor.

Este exame de diagnóstico permite estudar e observar o comportamento direto das células sanguíneas e sistema imunitário (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) e dos componentes do plasma como proteínas, fibrina, toxinas e cristais, Lformas. Avalia biologicamente o funcionamento celular, a capacidade imunitária, o nível de oxidação e de toxinas do sangue e algumas carências nutricionais, com a finalidade de conhecer o estado de saúde do paciente no momento.

Este estudo dos sistemas do seu organismo, fisiologia e morfologia do sangue, através da anamnese e exame de MCE, são fundamentais para entender o início, a causa e a evolução de doenças, mas também para observar a sua regressão. Se necessário, nesta consulta, se necessário, serão sugeridos exames complementares de diagnóstico.

Aplicações Práticas da Avaliação de Sangue por Microscopia de Campo Escuro:

  • Avaliação de carências nutricionais;
  • Avaliação da ativação ou inibição do sistema imunitário;
  • Avaliação do risco cardiovascular;
  • Avaliação do sistema digestivo;
  • Avaliação do sistema hepático;
  • Avaliação de disbiose intestinal;
  • Avaliação do stress oxidativo;
  • Acidez tecidular;
  • Avaliação de toxicidade (metais pesados).

 

Após esta avaliação profunda, irei traçar um Programa de Saúde Elementar, desenhado para a sua condição de saúde.

Existem muitos estilos de acupuntura japonesa. Estilo Kiiko Matsumoto ou Acupuntura Japonesa KMS, é um sistema desenvolvido e praticado por Kiiko Matsumoto e é uma fusão de vários mestres japoneses de alto nível, especialmente o falecido Mestre Nagano. Estilo Kiiko Matsumoto Style vem do Mestre Nagano, que é um acupunturista cego e hoje em dia este estilo continua a ser praticado por acupunturistas cegos.

Diagnóstico
Acupuntura Japnesa Kiiko Style utiliza um método de diagnóstico palpatório e sistémico. O paciente participa de forma ativa no diagnóstico. Este método fornece o feedback instantâneo, do que o paciente está a sentir no momento e a evolução dos sintomas durante o tratamento. Ao utilizar este sistema, utiliza-se uma sequência de palpação, que permite obter informações por meio de toque, estabelecendo assim um diagnóstico e tratamento, ou é sugerido um programa de tratamento específico. A acupuntura Kiiko Style oferece uma maneira totalmente nova de olhar para os pacientes. Combina os princípios médicos chineses clássicos com a fisiopatologia moderna.

Tratamento
Existem vários métodos de tratamento utilizados na acupuntura Kiiko Style, as técnicas são adequadas ao paciente. Os métodos de agulhamento são superficiais e praticamente indolores, usando agulhas de menor calibre. Se o agulhamento é contraindicado ou paciente não se sentir confortável com agulhas, existem outras técnicas não invasivas que são altamente eficazes, através de instrumentos japoneses, como o Teishin. O uso de ventosas, moxa direta, a moxa para agulha e a moxa indireta, massagem japonesa, e outras técnicas adaptadas ao paciente no momento.

Indicações
Kiiko Style aborda os problemas de saúde do paciente em vários níveis. Indicado para todos! Saúde da mulher, cuidados de saúde para homens, cuidados de saúde pediátricos/adolescentes ou cuidados de saúde para idosos/geriátricos.

Ao examinar mais profundamente os desequilíbrios estruturais e/ou constitucionais, que muitas vezes estão subjacentes às queixas sintomáticas do paciente, assim será possível ajudar numa cura mais completa e duradoura. É precisamente esta abordagem holística que dá ao acupunturista Kiiko Style a capacidade de ajudar os pacientes com os problemas mais complexos. Muitas vezes, ao ver o problema do paciente a partir desta perspectiva mais ampla, é possível resolver casos difíceis.

“Eu trato o que sente, os seus reflexos são a minha orientação e indicação, permitindo assim um efeito imediato quanto à eficácia do tratamento.”

Acupuntura para crianças – Shonishin é uma forma especializada e única de acupuntura pediátrica praticada há mais de 250 anos no Japão. Técnica Japonesa não invasiva, com ou sem agulhamento.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da observação do rosto, pulso e língua, bem como a palpação abdominal e através de uma anamnese que avalia os sinais e sintomas.

Tratamento
O estilo Shonishin, aplica no tratamento técnicas gentis, indolores e suaves, sempre adaptadas à sensibilidade das crianças. Utiliza-se, uma variedade de instrumentos que permitem pressionar, esfregar ou percutir a pele, possibilitando diferentes tipos de estímulo, sem causar dor. As técnicas variam desde percussões suaves, raspagem dos meridianos com ferramentas metálicas para ter um efeito de equilíbrio no paciente pediátrico, na maioria dos casos, sem inserção de agulhas, nas minhas consultas complemento Shonishin com massagem Tui Ná, Shiatsu. Por vezes se necessário encaminho para a Consulta de Naturopatia Pediátrica e MCE, onde complemento com tratamentos de Aromaterapia; Homeopatia, Fitologia e Fitoterapia e Aconselhamento Alimentar Natural; Vitaminas; Oligoelementos.

Idade
Crianças desde o nascimento 0 até aos 13 anos. Shonishin em casos especiais, pode ser usado em adultos.

Duração e Frequência do tratamento
A duração do tratamento Shonishin nas crianças, varia muito, especialmente se forem pequenas. Nestas idades, ou dependendo do comportamento / tolerância criança, varia entre 10 a 30 minutos. As sessões para terem resultado terapêutico é necessário 3 a 5 sessões semanais. Quanto mais velha a criança, mais tempo irá durar a sessão, no máximo 60 minutos.

Indicações específicas:

    • Problemas respiratórios como asma, alergias ou congestão nasal
    • Sistema imunitário enfraquecido
    • Problemas digestivos: indigestão, cólicas, obstipação, diarreia
    • Problemas dermatológicos
    • Alterações do sistema nervoso (atrasos motores, depressão, insónia, ansiedade,

tristeza, hiperatividade, irritabilidade, défice de atenção, autismo)

  • Enurese noturna (fazer xixi na cama)
  • Infecções de Repetição ORL (garganta, olhos, nariz, ouvidos)

Intervenção Clínica com Especialidade em Ginecologia e Obstetrícia Integrativa em Medicina Tradicional Chinesa, tem como objetivo alcançar a saúde uterina, reprodutiva e hormonal. Esta especialidade dedica-se à prevenção e ao tratamento de vários desequilíbrios energéticos sistémicos e funcionais da saúde da Mulher em todas as suas fases de vida, desde Menarca à Menopausa. O diagnóstico é realizado através de avaliação do pulso; língua; palpação abdominal; estruturas cranianas; palpação ao longo dos meridianos, sendo assim detetados desequilíbrios energéticos / estruturais / emocionais. Quando o diagnóstico é completado será realizado o tratamento e orientado um plano de tratamento personalizado. Durante o tratamento é utilizado técnica de agulhamento em pontos específicos; moxa japonesa; ventosas e massagem nos meridianos; fitoterapia chinesa, restabelecendo assim de forma natural a saúde da mulher.

Indicações: Doenças Sexualmente Transmissíveis; Candidíase Vaginal; Disfunções menstruais: Menstruação irregular; Dores menstruais; Aborto espontâneo; Adenomiose; Amenorreia; Dismenorreia; Endometriose; Hemorragia uterina; Infertilidade; Menopausa; Metrorragia; Miomas uterinos; Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP; Tensão Pré-menstrual – TPM; Preparação para as FIV´s/ICSI´s; Preparação para a gravidez; Acompanhamento na gravidez; Indução do parto; Recuperação do parto.

Exames complementares de diagnostico

Estamos também ligados ao desenvolvimento da tecnologia e à ciência. Achamos que tudo em sintonia é o caminho para o sucesso terapêutico.

Sempre que necessário, sugerimos a realização de análises clínicas, que constam na recolha de sangue e/ou urina, para avaliar a quantidade de marcadores bioquímicos, que podem ser indicativos de possível patologia.

Os testes laboratoriais nutricionais têm como objetivo a avaliação dos níveis nutricionais no sangue e/ou urina, e que podem sugerir possíveis alterações funcionais. Estes desequilíbrios nutritionais muitas vezes são a base para o surgimento de doenças, pois podem ativar ou desativar o metabolismo e criar inflamação. Os testes genéticos, tem como objetivo avaliar a probabilidade de podermos desenvolver uma doença segundo a ativação ou desativação dos principais polimorfismos. Podem ser feitos através da recolha de saliva e sangue.

A ecografia músculo-esquelética tem como objetivo diagnosticar lesões dos tecidos moles (tendões, ligamentos, músculos e fáscia). É um excelente auxílio às consultas de Osteopatia Integrativa.

É um aparelho que tem como objetivo a regeneração de tendões, através da passagem de corrente elétrica por uma agulha de acupuntura. Muito eficaz no tratamento de tendinites, microruturas musculares e contraturas.

É um exame médico funcional disponível há mais de 50 anos. A termografia é totalmente segura. Não expõe o paciente a qualquer forma de radiação. É um teste não invasivo e indolor, sem quaisquer efeitos adversos e sem contraindicações. Pode ser utilizado em qualquer idade e proporciona uma ferramenta de avaliação muito superior a outras nas fases iniciais de algumas doenças. É sempre importante permanecer pró-ativo e bem informado sobre seus próprios cuidados de saúde.

“Além dos exames médicos regulares das mamas, considere fazer exames regulares das mamas com termografia. Os resultados podem mudar sua vida. A termografia é um dos melhores sistemas de alerta precoce disponíveis atualmente, para avaliar e prevenir o cancro da mama.”

Marina Correia de S.M
Como se verifica a inflamação?
A Termografia é realizada com uma câmera específica com uma tecnologia que capta imagens térmicas infravermelhas e digitais que detetam marcadores de calor. Esses marcadores infravermelhos criam um termograma, ou mapa de calor, que indicam áreas do corpo que podem estar inflamadas ou em estado degenerativo. Detetar inflamação com termografia funciona bem porque um dos sinais de inflamação é o calor. Outros indícios de que uma pessoa tem inflamação aguda são inchaço, dor e vermelhidão. O problema ocorre quando os sintomas da inflamação são silenciosos ou mais sutis. Além disso, muitas vezes a área do corpo que está inflamada não é aparente, dificultando o diagnóstico dos problemas.

O que pode avaliar a Termografia total do organismo?
Pode visualizar a dor ou indicar áreas que se apresentem com inflamação, ou estado de degeneração, auxiliando a direcionar o tratamento de diversas condições, incluindo:

  • Artrite
  • Síndrome do túnel cárpico
  • Dor lombar crónica
  • Lesão Crónica do Nervo
  • Problemas circulatórios
  • Síndrome complexa de dor regional
  • Diabetes
  • Posições fetais
  • Fibromialgia
  • Fraturas
  • Dor de cabeça
  • Síndromes Músculo-esqueléticas
  • Problemas no pescoço e nas costas
  • Avaliação da dor
  • Dor referida
  • Lesões por Esforços Repetitivos
  • Lesões de tecidos moles/lesões desportivas
  • Avaliação de risco de AVC
  • Trombose
  • Inflamação dos tecidos afetados
  • Avaliação das mamas e Prevenção do Cancro da Mama.

Este exame de diagnóstico permite estudar e observar o comportamento direto das células sanguíneas e sistema imunitário (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) e dos componentes do plasma como proteínas, fibrina, toxinas e cristais, L-formas. Avalia biologicamente o funcionamento celular, a capacidade imunitária, o nível de oxidação e de toxinas do sangue e algumas carências nutricionais, com a finalidade de conhecer o estado de saúde do paciente no momento.

Aplicações Práticas da Avaliação de Sangue por Microscopia de Campo Escuro:

  • Avaliação de carências nutricionais;
  • Avaliação da ativação ou inibição do sistema imunitário;
  • Avaliação do risco cardiovascular;
  • Avaliação do sistema digestivo;
  • Avaliação do sistema hepático;
  • Avaliação de disbiose intestinal;
  • Avaliação do stress oxidativo;
  • Acidez tecidular;
  • Avaliação de toxicidade(metais pesados).

PROGRAMAS

Conheça os métodos inovadores e programas
personalizados para a sua evolução.

PROGRAMA OSTEOPATIA INTEGRATIVA

(Método David Correia)

Integra as várias formações adquiridas ao longo do tempo: Osteopatia, Hipnose e Medicina Ortomolecular.

Programa Saúde Elementar

(Método Marina Correia)

Método amplamente definido por 3 sistemas avaliação e diagnóstico e tratamento personalizado

PROGRAMA NUTRIHEALING

Método Liliana Ribeiro

Alia o poder e conhecimento da Nutrição Funcional, com base na Medicina Ortomolecular, à força e equilíbrio da mente

© 2025 genew you por digital connection. Todos os direitos reservados! política de Privacidade.